sábado, agosto 30, 2008

MARKETING INFALÍVEL

.
UMA AGÊNCIA DE VIAGENS DO NORTE
ARRANJOU UMA FORMULA DE AUMENTAR
O NÚMERO DE VENDAS DE VIAGENS
ATRAVÉS DUM MARKTING REVOLUCIONÁRIO:
EIS O ANUNCIO QUE PUBLICARAM NOS
JORNAIS E PAINEIS COMERCIAIS:

"Anda com muita vontade de visitar Nova Iorque, mas o inglês deles atrapalha que se farta, pelo que tem hesitado muito em ir, não é verdade ?

Pois fique sabendo que essa circunstância não mais é motivo para deixar de visitar a mais assombrosa metrópole do Mundo.
É com o maior dos prazeres que a Agência de Viagens LÁVOUEU lhe vem oferecer, totalmente grátis,o seu revisto e actualizado

GUIA DE CONVERSAÇÃO EM NOVA IORQUE

Se quiser uma Coca-Cola, diga:
GUIMI A COUQUE !

Se quiser uma Cervejola, diga:
GUIMI A BIAR !

Se quiser um bife, diga:
GUIMI A STEIQUE !

Para perguntar onde há uma estação de Metro, diga:
UÉRE ISE A SÁBUEI STEICHON?

Se ficar com o dedo preso na porta do táxi, grite:
FOK !!!

Se algo lhe parece muito caro, diga:
FOK !

Se escorregar no Metro e der um trambolhão, diga:
FOK !

Se for assaltado no Bronx, diga:
ÓU... FOK !

Se der de caras com um mulherão tipo Kim Bassinger, diga:
UÁRA FOK !

Se alguém lhe grita algo que contenha FOC, responda:
FÓKIU TU !

Se perder o seu passaporte, chame a polícia e diga:
AI LÓSTE MAI FÓKIN PEIPERS !

Se se perder na cidade, grite bem alto:
AI ÉME FÓKIN LÓSTE !!!

Quando se referir a uma terceira pessoa, outro sujeito, diga:
DE FÓKIN GÁI OUVARDÉRE !

Se não souber onde arranjar um táxi, pergunte:
AU TU GUÉTE A FÓKIN QUÉBE ?

Se estiver muito chateado,naão diga
Refok diga antes FOK, FOK, FOK, FOK, FOK

Se perceber que alguém está a querer gozar consigo, pergunte:
ÁRIU FÓKIN MI ?

Se estas instruções não lhe servirem de muito:
UÓT DA FOK DU IUÓNTE ?

E eis que está ok para seguir em frente.

Boa viagem e...
éve a fókin ctei dére !
"

sexta-feira, agosto 29, 2008

OS BRANCOS venceram os PRETOS

.
REALIZOU-SE O PROGRAMADO DESAFIO
QUE AQUI NOTICIÁMOS DE COMPANHEIROS
DO REV, NO CLUBE TAP

OS BRANCOS venceram os PRETOS de virada, como dizem mos brasileiros

Na primeira ainda os pretos estavam a vencer por 5-4 , com os BRANCOS a jogar com menos uma unidade.

Na segunda parte o Pedro passou para os brancos e o resultado virou e ficou 8 a 6 para os brancos (resultado final)

Brancos
Valente
Hugo
Tiago Sacramento
Teresa Pereira
Helena Sofia
Antónia Valente

Escuros
Tiago
Pedro (trocou na 2º parte)
Ricardo
Nuno Matos
Vera
Sofia ((da linha de Africa)
Filipa

Houve um Intervalo de 5 minutos para recuperação.

Os golos só foram marcados pelas meninas, rendo a ANTÒNIA marcado cinco vezes.

Infelizmente não pôde estar presente e não houve ninguém a fazer imagens, estas imagens são do jogo anterior

SORTEIO DA UEFA

.


SORTEIO DA TAÇA UEFA
RESULTADO DAS EQUIPAS
PORTUGUESAS

A benfica saíu o Napoles ,em Italia,
foi esta a reacção:

"Non era testa di serie, il Napoli (unica delle italiane), e il sorteggio gli ha regalato una big del calcio europeo: il Benfica, che oggi ha ingaggiato l'ex interista Suazo."

BENFICA-NAPOLES
GUIMARÃES-PORTSMOUTH
BRAGA-ARTMEDIA
MARITIMO-VALÊNCIA
SETUBAL-HRRVEEN

CRÓNICA DA CIMEIRA DE 28 DE AGOSTO EM MOSCAVIDE

A CIMEIRA DE AGOSTO TEVE ONTEM
LUGAR EN MOSCAVIDE



Desta vez na impossibilidade de estar em Lisboa, esta crónica é feita partir de Castro Verde e com a preciosa colaboração da Manuela Brito e Silva ,que me fez chegar as fotos, a Dina, que tirou muitas e o Azevedo com quem estive em contacto telefónico no meio dos trabalhos.



Estiveram desta vez 17 companheiros, o que dado o mês que é - Agosto - é mais do que bom.



Eram 17 "manducantes". Coelho de Almeida, Dina e Chico,Manuela Brito e Silva,Irene,Mendonça, Cabral, Faustino,Lopes e Natália, Azevedo ,Bernardes , Mª João, Manuela Mascarenhas, Augusto, Melo e Pacheco.

O CHICO DIAS MOSTRANDO OS SEUS TRABALHOS À MANUELA MASCARENHAS


Correu tudo bem, o Faustino foi dissuadido de matar o Cabral pois este ofereceu-se para tratar do próximo almoço que será no BARREIRO, para onde o
"bando" seguirá de barco. Ficaremos a aguardar notícias do Cabral.




Falou-se também da saída da Graça para a "vida civil", no dia anterior e júbilo pelo excelente reforço que vai ser para as nossas Cimeiras.

A propoósito recebi um email do Sampaio a saudar a Graça, a mandar-lhe um beijinho, e a congratular-se pela chegada de sangue novo aos nossos encontros.




No final o Cabral recebeu a "chama" da Dina, que ele terá de transportar para o Barreiro, ele que se ofereceu e foi encarregado de organizar a Cimeira de Setembro.

quinta-feira, agosto 28, 2008

CHAMPIONS

.
ACABA DE TERMINAR O
SORTEIO DOS GRUPOS
DA CAMPIONS


O Porto e o Sporting ficaram com adversários complicados:

serie C
BARCELONA
SPORTING
BASILEIA
SHAKTIOR DONESTSK

série G
ARSENAL
PORTO
FENERBAÇE
DINAMO KIEV

CRISTIANO RONALDO foi considerado o melhor avançado e o jogador do Ano.


3 jogadores do CHELSEA foram considerados:

o melhor guarda-redes do ano - PETER CECH
o melhor defesa do ano - JOHN TERRY
o melhor médio do ano - FRANK LAMPARD

1 do Manchester

o melhor avançado do ano - CRISTIANO RONALDO

A GRAÇA hoje faz anos, e já não pica o ponto!!!

.
Parabéns à GRAÇA que hoje festeja o seu aniversário, e a TRANCA festeja com ela.
Ontem foi um dia diferente e muito dificil para a nossa companheira de tantos anos.
Foi o ultimo dia de muitos anos de trabalho e convivio diário com colegas que são amigos, e as rupturas são sempre dificeis.


Foi o ponto final na rotina de picar o ponto, agora passará a poder fazer todas aquelas leituras que não tem tido tempo para lêr, a vêr os filminhos que tem perdido, as exposições, as voltas pela cidade à claridade da parte da manhã, que é única em Lisboa, os espectáculos, os passeios, as viagens sem hora de voltar, e a poder participar naqueles almoços mensais dos companheiros que já saíram, e que duram tantas horas que não são compatíveis com quem tem ponto para picar.

O dia de ontem foi emocionante, foram muitos os afectos que foi recebendo ao longo dum dia dificil, e quando picou o ponto pela ultima vez com alguma emoção,n~zo evitou uma lagriminha

A TRANCA que sempre teve pela Graça um carinho muito especial deseja-lhe muita alegia nesta nova e rica etapa da sua vida.
Esperamo-la já no próximo almoco mensal

a 28 de Agosto nasceu GOETHE

.
Johann Wolfgang von Goethe


Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de Agosto de 1749 — Weimar, 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão, pensador e também incursionou pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang.


Vida
Johann Wolfgang von Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749 em Frankfurt am Main, Alemanha. Era o filho mais velho de Johann Kaspar Goethe, advogado de poder econômico e posição social de relevo, homem culto e amante das artes, era Conselheiro da Corte de Frederico II, e de Katharina Elisabeth Textor, vinte anos mais nova que o marido.

Sua educação, inicialmente, foi ministrado pelo próprio pai, depois por tutores contratados. Em 1765, Goethe inicia seus estudos em Direito na Universidade de Leipzig, lugar onde também desenvolve o interesse pelo desenho e pintura. Em Leipzig, Goethe entrega-se aos excessos da vida boêmia.

Em 1768, retorna para Frankfurt a fim de recuperar a saúde debilitada. Enquanto se recupera, dedica-se a leituras, experiências com alquimia e astrologia. Recuperado, seus pais o enviam a Strasbourg, Alsácia, a fim de continuar seus estudos em Direito.

Em 1770, já formado, Goethe entra em contato com o movimento literário Sturm und Drang e torna-se amigo de Johann Gottfried Herder. Sua peça Götz von Berlichingen, de 1773 tornarou-se um dos expoentes do movimento literário. Por força do trabalho de advocacia, passa quatro meses, em 1772, em Wetzlar, sede da corte de justiça imperial. É em Wetzlar que apaixona-se por Charlotte Buff, noiva de um colega, paixão que quase o levou ao suicídio e que mais tarde inspiraria o romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, de 1774.


Em 1775, Carlos Augusto herda o governo de Saxe-Weimar-Eiisenach e convida Goethe a visitar Weimar, capital do ducado. Disposto a desfrutar os prazeres da corte, Goethe aceita o convite a acaba por mudar-se para Weimar. Goethe Em pouco tempo a população o acusava de desencaminhar o príncipe, que por sua vez reagiu fazendo Goethe comprometer-se com setores do governo. Goethe passa então, como ministro, a exercer alguns serviços administrativos, como a inspecionar minas e irrigação do solo, entre outros serviços.

Em 1780, juntamente com Herder, torna-se membro de uma sociedade secreta, Illuminati (conhecida como Maçonaria Iluminada, extinta pelo governo da Baviera em 1787), alcançando grande prestígio entre as elites européias.

Em 1786, Goethe realiza a famosa viagem à Itália, onde fica até 1788. Conhece Verona, Veneza, Lago di Garda, Roma, Nápoles e Sicília. Ainda na Itália, escreve a peça Ifigênia em Taúrides e os famosos poemas reunidos sob o título de Elegias Romanas.

De volta a Weimar, trava amizade com frau Schopenhauer, mãe do filósofo Arthur Schopenhauer.

Em 1794, trava amizade com Friedrich von Schiller, que passa também a residir em Weimar. A amizade entre os dois grandes escritores é celebrada como um dos maiores momentos da literatura alemã. A contribuição entre ambos era intensa e estimulante. Fora Schiller quem insistiu que Goethe continuasse a escrever sua peça Fauto (a qual a primeira parte havia sido publicada em 1790). Goethe, por sua vez, contribuira com vários textos ao peródico Die Horen, editado por Schiller; além de escreverem algumas obras em conjunto.

Em 1805, interfere para que Hegel fosse nomeado professor na Universidade de Berlin. Ainda em 1805, a morte de seu grande amigo Schiller o abala profundamente.


Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832)Em 1806, Weimar é invadida pelos franceses e Goethe casa-se com Christiane Volpius. Em 1808, Napoleão condecora Goethe, no Congresso de Erfurt, com a grande cruz da Legião da Honra. De acordo com sua correspondência, sobretudo os registros Eckermann, seu amigo, Goethe ficou bastante aturdido com a Revolução Francesa, prova disso, foi a segunda parte de Fausto a qual foi publicada postumamente, conforme carta ao amigo o qual dizia para que só se abrisse o pacote após sua morte num profundo lamento prevendo que sua literatura seria deixada no esquecimento.

Nesse período Goethe incursiona pela ciência e publica algumas obras a respeito. A Teoria das Cores é publicada em 1810.

Em 1816, sua esposa Christiane morre. Nesse ano e no seguinte publica Viagem à Itália, diário e reflexões de sua viagem, em duas partes respectivamente.

Em 1823, Jean-Pierre Eckerman se torna secretário de Goethe e o ajuda na revisão e publicação de escritos até sua morte. As Conversações com Eckerman é fruto dessa relação.

Goethe faleceu em Weimar, em março de 1832, aos 82 anos. Suas últimas palavras antes de morrer foram "deixem entrar a luz".
Principais Obras
Götz von Berlichingen - 1773
Prometheus (poesia) - 1774
Os Sofrimentos do Jovem Werther 1774
Egmont - 1775
Iphigenie auf Tauris - 1779
Torquato Tasso - 1780
Reineke Raposo - 1794
Xenien (escrito com Friedrich Schiller) - 1796
Fausto - 1806
Hermann e Dorothea - 1798
Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister - 1807
Faust II - 1833

No campo científico, passou anos de sua vida obcecado em uma obra Da Teoria das Cores, onde propunha uma nova teoria das cores em oposição à teoria de Newton. Essa obra por muito tempo foi deixada de lado, em boa parte devido à maneira violenta pela qual pretende provar que Newton estava errado. Goethe fez diversas observações corretas sobre a natureza das cores, especialmente sobre o aspecto da percepção emocional e psicológica, que serão retomadas anos mais tarde pela escola da Gestalt e não ferem nem um pouco a teoria de Newton, porém tentou justificá-las com argumentos falhos. Esses argumentos falhos fizeram-no cair em descrença na comunidade científica.

quarta-feira, agosto 27, 2008

O GRANDE JOGO É JÁ HOJE

.


A TRANCA lembra o jogo de futebol que vai ter lugar logo à tarde, pelas 18 horas nas instalações do Clube TAP, à Encarnação .

A organização desta partida de futebol está a cargo do VALENTE, e as equipas já estão constituídas;

Equipas

Brancos
Teresa Pereira
Sofia Amaro
Antónia
Valente
Tiago
Nuno Paiva
Hugo

Escuros
Vera
Filipa
Sofia
Duarte
Ricardo
Pedro
Nuno Matos

após o grande jogo SPORTING-BENFICA, grande almoço

.
APÓS O GRANDE JOGO SPORTING-BENFICA
DO QUAL TEMOS VINDO A PUBLICAR IMAGENS
OS ATLETAS E ADEPTOS DE BANCADA
REUNIRAM-SE NUM ALMOÇO QUE FOI DE
DESPEDIDA DO NOSSO COMPANHEIRO
CHICO SANTOS COSTA.
FOI EM OUTUBRO DE 1996. HÁ QUASE
12 ANOS...



DECORREU NUM RESTAURANTE QUE JÁ NÃO EXISTE ,JUNTO AO MAR ,EM PAÇO DE ARCOS.

a 27 de Agosto nasceu CONFUCIO

.
Confúcio


Escola/tradição Fundador do Confucionismo
Principais interesses Ética, Filosofia Social
Idéias notáveis Confucionismo
Influências Dinastia Zhou
Influenciados Filosofia oriental
Confúcio (em chinês: 孔夫子, pinyin: Kǒngzǐ) (551 a.C. - 479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tze. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.

Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram gente nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.


Nascimento e juventude
Confúcio, também conhecido com Kung Futsé (mestre kong), nasceu em meados do século VI (551 a.c.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Esse estado é denominado de "terra santa" pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática. Seu pai, Shu-liang He, antes magistrado e guerreiro de certa fama, tinha setenta anos quando se casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de quinze anos chamada Yen Cheng Tsai, que diziam ser descendente de Po Chi'in o filho mais velho do Duque de Chou, cujo sobrenome era Chi.

Dos onze filhos, Confúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha três anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família. Aos quinze anos, resolveu dedicar suas energias em busca do aprendizado. Em vários estágios de sua vida empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário e guarda-livros. Aos dezenove anos se casou com uma jovem chamada Chi-Kuan. Apesar de se divorciar alguns anos depois, Confúcio teve um filho, K'ung li, que nasceu um ano após seu casamento, e uma filha.

Confúcio viajou por diversos destes reinos, esteve em íntimo contato com o povo e pregou a necessidade de uma mudança total do sistema de governo por outro que se destinasse a assegurar o bem-estar dos súditos, pondo em prática processos tão simples como a diminuição de contribuições e o abrandamento das penalidades. Embora tentasse ocupar um alto cargo administrativo que lhe permitisse desenvolver as suas idéias na prática, nunca o conseguiu, pois tais idéias eram consideradas muito perigosas pelos que mandavam. Aquilo que ele não pôde fazer pessoalmente acabaram por fazer alguns dos seus discípulos, que, graças à boa preparação por ele ministrada, se guindaram, dia após dia, aos cargos mais elevados. Já idoso, retirou-se para a sua terra natal, onde morreu com 72 anos.

Kong zi é biograficamente, segundo o historiador chinês Sima Qian (século II a.C.), uma representação típica do herói chinês. Ele era alto, forte, enxergava longe, tinha uma barriga cheia de Chi, usava longa barba, símbolo de sabedoria, mas se vestia bem e era simples. Era também de um comportamento exemplar, demonstrando sua doutrina nos seus atos. Pescava com anzol, dando opção aos peixes, e caçava com um arco pequeno, para que os animais pudessem fugir. Comia sem falar, era direto, franco, acreditava ser um representante do céu.

Sua idéia de organização da sociedade buscava também recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens atuais. No entanto, em sua busca pelo Tao, ele usava de uma abordagem diferente da noção de desprendimento proposta pelos Taoístas. Sua idéia estava embasada num critério mais realístico, onde a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia.

Apesar das idéias de conformismo que possam ser atribuídas à esse pensamento, elas são errôneas. Kong zi não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, sua doutrina pregava a criação sim, de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum. Sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:

Ren, humanidade ( altruísmo);
Li, ou cortesia ritual;
Zhi, conhecimento ou sabedoria moral;
Xin, integridade;
Zhing, fidelidade;
Yi, justiça, retidão, honradez.

Fotografia do túmulo de Confúcio em Qufu, Província de Shandong, ChinaCada um desses princípios se ligaria às características que para ele se encontravam ausentes ou decadentes na sociedade.

Confúcio não procurou uma distinção aprofundada sobre a natureza humana, mas parece ter acreditado sempre no valor da educação para condicioná-la. Sua bibliografia consta de 3 livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos:

Lun yu (Diálogos, Analectos), no qual se encontra a síntese de sua doutrina.
Dà Xué (大学) (Grande Ensinamento) e
Zhong Yong (Jung Yung), ou a “Doutrina do Meio”.
Após sua morte Confúcio recebeu o título de "Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador" (大成至聖文宣王), nome que se encontra registrado em seu túmulo.

terça-feira, agosto 26, 2008

preliminares

.
Um deputado está andando tranquilamente quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro
Antes que você entre, há um probleminha.
Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você..
Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo senador.
Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:
Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.
Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputado.
Desculpe, mas temos as nossas regras. '
Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.
Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.
Todos muito felizes em traje social.
Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.
Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele.
Agora é a vez de visitar o Paraíso.
Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso..
Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:
Olha, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.'
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.
Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado..
Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
Ontem estávamos em campanha.
Agora, já conseguimos o seu voto...

ALMOÇO DE 28 DE AGOSTO, JÁ DEPOIS DE AMANHÃ

.
É JÁ DEPOIS DE AMANHÃ
QUE SE REUNE O NOSSO
CONCLAVE DE AGOSTO


VAI SER DE NOVO AQUI, NO RICHERDS 2 DE MOSCAVIDE

Aos companheiros que ainda não confirmaram se quiserem fazê-lo contactem a DINA:

idaldina@gmail.com

QUINTA FEIRA ,28 - HÁ FUTEBOL NO REV


QUINTA FEIRA O REV ESTARÁ
AQUI A MOSTRAR AS SUAS
HABILIDADES FUTEBOLISTICAS..
.
É UMA COINCIDÊNCIA MAS NA PRÓXIMA
QUINTA FEIRA 28, O PASSADO E O
PRESENTE DO RC E REV ESTÃO EM
FESTA-

Nesse dia vai acontecer o ALMOÇO MENSAL do pessoal ex-rc-rev em Moscavide
Mais tarde ,pelas 18,00, os actuais companheiros do REV, VÃO DISPUTAR UMA PARTIDA
DE FUTEBOL, NO CLUBE TAP, NA ENCARNAÇÃO.

A organização desta partida de futebol está a cargo do VALENTE, e as equipas já estão constituídas;

Equipas

Brancos
Teresa Pereira
Sofia Amaro
Antónia
Valente
Tiago
Nuno Paiva
Hugo

Escuros
Vera
Filipa
Sofia
Duarte
Ricardo
Pedro
Nuno Matos

Quinta-feira às 18horas no Club Tap

a 26 de Agosto nasceu JULIO CORTAZAR

.
Julio Cortázar


Julio Florencio Cortázar (Bruxelas, 26 de agosto de 1914 - Paris, 12 de fevereiro de 1984) foi um escritor argentino.

Biografia
Belga de pais argentinos, voltou à Argentina aos quatro anos de idade. Filho de pai Diplomata. Seus pais se separaram posteriormente e foi criado pela mãe, uma tia e uma avó. Formou-se professor e lecionou em algumas cidades do interior do país, inclusive na Universidade de Cuyo, mas renunciou ao cargo quando Perón assumiu a presidência. Em 1951, Cortázar, por não concordar com a ditatura na Argentina, partiu para Paris (França), onde trabalhou como tradutor da Unesco e viveu até a sua morte, por leucemia, em 1984. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

Em 1961, Cortázar visita Cuba pela primeira vez, época de intensificação de seu fascínio pela política. No mesmo ano teve um livro traduzido para o inglês. Em 1962, lança "Historias de Cronopios y Famas". 1963 marcou o lançamento de "Rayuela", que teve cinco mil cópias vendidas no mesmo ano. Em 1959 saiu o volume "Final del Juego". Seu artigo "Para Llegar a Lezama Lima" foi publicado na revista "Union", em Havana. Depois desses anos, Cortázar se comprometeu politicamente na libertação da América Latina sob regimes ditatoriais.

Seu livro mais conhecido é o romance O Jogo da Amarelinha (1963), que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor. É autor de contos considerados como os mais perfeitos no gênero, maior parte de sua obra, reunidos em livros como Bestiário (1951), Final de Jogo (1956), Todos os Fogos o Fogo (1966) e As Armas Secretas (1959), para citar apenas alguns.

Cortázar inspirou um grande número de cineastas, entre eles o italiano Michelangelo Antonioni, cujo longa-metragem Blow-up foi baseado no conto As Babas do Diabo (do livro As Armas Secretas).

O escritor morreu em Paris, de leucemia, em 1984.

Os reis (1948)
O Bestiário (1951)
Final de Jogo (1956)
As Armas Secretas (1959)
Os Prêmios (1960)
O Jogo da Amarelinha [Rayuela] (1963)
Todos os Fogos o Fogo (1966)
62 Modelo Para Armar (1968)
Histórias de Cronópios e de Famas (1970)
O Livro de Manuel (1973)
Octaedro (1974)
Blow-up e Outras Histórias
Prosa do Observatório
Nicarágua Tão Violentamente Doce
Um Tal Lucas
Alguém Que Anda Por Aí
Orientação dos Gatos
Valise de Cronópio
O exame Final
Divertimento
Diário de Andres Fava
Fora de Hora
Adeus, Robinson e outras peças curtas
Obra Crítica

sexta-feira, agosto 22, 2008

AINDA O JOGO SPORTING-BENFICA PARTES 3 E 4

.
A TRANCA CONTINUA HOJE
A PUBLICAR AS IMAGENS
DO GRANDE JOGO
SPORTING-BENFICA DISPUTADO
EM 1996, ONDE OS SPORTIN-
GUISTAS E BENFIQUISTAS
DO RC SE DEIXARAM DE CON-
VERSETAS E DECIDIRAM EM
CAMPO AS SUAS DIFERENÇAS...

CAPITULO III - O JOGO



Reparem bem no virtuosismo técnico do Jorge Tavares, na grande exibição da Elizabeth que galvanizou os leões e os conduziu à vitória...

PARTE IV

actualidade

.
South African Law

Two recent court cases have earned the attention of newspaper readers in South Africa :

1. One person was fined R1 000 for not having a TV license.
2. Another was released on bail for R500 after being arrested for murder.

The moral of this South African story:
If you do not have a TV licence and the inspector comes round, kill him.

You'll save R500.

..It's the Right Thing To Do....

amanhã, 23 de Agosto, vamos entrar na era de VIRGEM

.
23 de Agosto a 22 de Setembro



O signo de Virgem é regido por Mercúrio. Fisicamente é relacionado ao sistema digestivo. Tem uma natureza feminina, por isso é mais reactivo na sua energia. Como é um signo de Terra, é conectado com coisas materiais, manifestações práticas relativas ao trabalho e ao corpo e com o princípio da organização.

Como é um signo mutavel é adaptável manifesta um talento para discriminação e análise. Planetas neste signo expressam-se de um modo perfeccionista, e têm uma tendência para a crítica e autocrítica. Há um caminho duro a trabalhar, mas uma motivação forte para ser útil no serviço para os outros. O princípio do trabalho é exaltado, e há uma necessidade para organizar as pessoas socialmente em relação ao trabalho.

Há uma tendência em analisar tudo e colocar a informação em compartimentos. A mente racional é dominante, e maior equilibrio poderia ser alcançado se a habilidade para permitir fantasias e impulsos irracionais fosse cultivada.

QUEM SÃO OS NOSSOS VIRGENS

.
Teresa Abraços EUROPA 2
Ana Marta AMERICAS 1
Graça Espanha EUROPA 2
Filipa PORTUGAL-ESPANHA
Valente PORTUGAL-ESPANHA


João Pinto
Gentil Nunes
Curado
Miranda
Guedes Vaz
Carvalho
Vantacich
Daniel Pereira
José Tavares Dinis
Abilio Azevedo

Virgens famosos

Agatha Christie
Andrea Bocelli
Amy Winehouse
B. B. King
Baz Luhrmann
Beyoncé Knowles
Bocage
Brian DePalma
Calígula
Cameron Diaz
Catarina Furtado
César Augusto
Claudia Schiffer
Condorcet
David Copperfield
Deco
Elia Kazan
Elisabete I
Fernando Sabino
Franz Beckenbauer
Freddie Mercury

Gloria stefan
Glória Pires
Greta Garbo
Gustavo Kuerten
Hugh Grant
Ingrid Bergman
Ivan Pavlov
João Moutinho
Johann Wolfgang von Goethe
Jon Walker
Jorge Luis Borges
Jorge Sampaio
José Sócrates
Juscelino Kubitschek
Keanu Reeves
Liam Gallagher
Luís XIV
Lyndon B. Johnson
Macaulay Culkin
Madre Teresa de Calcutá
Malu Mader
Marques Mendes
Maria Rita
Michael Jackson
Nelson Rodrigues
Nick Jonas
Nuno Valente
Oliver Stone
Paulo Coelho
Paulo Maluf
Pink
Richard Gere
Ronaldo
Sean Connery
Sophia Loren
Stephen King
Tim Burton
Yasser Arafat

a 22 de Agosto nasceu DEBUSSY

.
Claude Debussy


Claude-Achille Debussy (Saint-Germain-en-Laye, 22 de Agosto de 1862 — Paris, 25 de Março de 1918) foi um músico e compositor francês.

Origem
O seu nome de baptismo era Achille-Claude Debussy (foi baptizado aos dois anos de idade e o nome Achille tem origem no nome do amante de sua tia Octavie de la Ferronnièrre, que estava encarregada de sua educação). O pai de Debussy tinha uma pequena loja de porcelanas em Saint-Germain mas depois de abrir falência, a família mudou-se para Paris. Não havia nenhum antepassado músico na família. Mas uma parente que se apercebeu do excepcional talento do pequeno Claude, aconselhou a família a matricular o menino nas aulas de piano.


Formação
Aos 10 anos entrou no Conservatório de Música de Paris, onde os seus professores foram Antoine Marmontel, Albert Lavignac, Emile Durand e Ernest Guiraud. No conservatório, em 1883 ganhou o segundo prémio com a cantata Le gladiateur. Em 1884 ganha o primeiro Grande Prémio de Roma, com a cantata L'Enfant Prodigue, que lhe deu o direito a um período de aperfeiçoamento em Roma, na Villa Médici. Em 1889 descobriu a musica de Richard Wagner, que o fascinou e influenciou de tal modo que se tornou um wagneriano convicto. No entanto, no ano seguinte, mudou de posição quando assistiu a «Parsifal» em Bayreuth. Escreveu: «Há que investigar a partir de Wagner, mas não se baseando em Wagner». Foi casado primeiramente com Lily Texier em 1899. Lily Texier era bonita e amável mas pouco culta. O casal divorcia-se em 1905. Volta a casar com Emma Bardac em 1908, com quem teve uma filha em 1905.

Debussy nunca teve nenhum cargo oficial, nunca foi um figura pública apesar de ser um pianista maravilhoso. Evitava o mais possível apresentar-se em público. O mais importante da sua vida foram as suas criações musicais.


Debussy está ao centro, vestido com jaqueta branca.Debussy, nas suas férias de Verão, para ganhar dinheiro tocou em algumas casas abastadas como a de Nadejda Filaretovna von Meck (mecenas protectora de Tchaikovsky), a de Marguerite Wilson-Pelouze (no Castelo de Chenonceaux). Claude acompanhou por diversas vezes von Meck, chegando a visitar Moscovo.

Debussy, entre Abril de 1901 e Junho de 1903, encarregou-se da rubrica de crítica musical de duas revistas parisienses: La Revue Blanche e Gil Blas.

Obra
Entre 1892 e 1894 compõe uma das suas obras mais celebres, Prélude à l'après-midi d'un Faune (Prelúdio à Tarde de um Fauno), um poema sinfónico inspirado numa obra de Stéphane Mallarmé, que posteriormente serviu de inspiração ao celebre coreografo e bailarino Vaslav Nijinski, para criar um balé revolucionário em 1912.

Em 1892, assistiu á estreia da peça «Pelléas et Mélisande», do escritor simbolista belga Maurice Maeterlinck, e depois de ter obtido o consentimento do dramaturgo, iniciou uma opera em cinco actos baseada nessa obra, projecto que lhe levou dez anos a concluir. Estreou a 30 de Abril de 1902, no teatro Opéra-Comique, apesar de Maeterlinck ter protestado devido ao facto do papel principal não ter sido entregue a uma amiga sua. O escritor cortou relações com Debussy, cancelou a autorização que tinha dado para usarem o seu texto, falou em levar o compositor e o director da ópera, Albert Carré a tribunal e até em defrontar-se com Debussy em duelo. Antes da estreia o publico dividiu-se entre os apoiantes de Maetrlinck e os de Debussy, e durante os intervalos do espectáculo o publico brigou, tendo de haver intervenção policial! E assim, entre estas o outras polémicas nasceu uma das operas mais importantes do século XX.


A Morte
No início de 1910, os médicos diagnosticam um cancro que está lhe afetando consideravelmente a sua saúde. Abandonou muitos projectos, como a composição de algumas óperas. Após duas operações, o seu estado não havia melhorado, bem pelo contrário, Debussy estava cada vez mais doente. A morte de um dos mais geniais músicos passou quase despercebida, enquanto a artilharia do exército alemão bombardeava fortemente Paris, no dia 25 de março de 1918, quase no final da Primeira Guerra Mundial. O compositor foi sepultado no cemitério do Père-Lachaise mas no ano seguinte foi transladado para o cemitério de Passy.

A Importância
A personalidade artística de Debussy é de primacial importância não só na música francesa, como na própria história da arte dos sons. Há que considerar, em primeiro lugar, o seu papel como renovador da linguagem harmônica, cujo vocabulário aumenta graças a novas concepções na formação e encadeamento dos acordes. Tais concepções eram por alguns consideradas ao tempo subversivas dos princípios tradicionais, enquanto outros consideravam um alargamento desses princípios e a conseqüencia lógica das inovações de Chopin, Liszt e Mussorgsky.

Quanto ao ritmo, é igualmente um descobridor único, e a sua obra é de prima importância como verdadeiro ponto de partida para as modernas explorações rítimicas do século XX. A influência de Debussy foi enorme na música, deixando marcos na história e influenciando inúmeros artistas como Bartok, de Falla, Dallapiccola e Villa-Lobos.



As Obras
Ópera
Pelléas et Melisande (1902)
Peças para orquestra
Nocturnes
Nuages (1899)
Fêtes
Sirènes (1901)
Prélude à l'après-midi d'un Faune (1893)
La mer
Images
Fêtes galantes
Trois chansons de France
Le promenoir de deux amants
Trois ballades de François Villon
Tois poèmes de Stéphane Mallarmé
Sonata para violino e piano
Jeux (1912)
Khamma (1912)
La boîte à joujoux (1913)
Para piano
Estampes
Petite Suite (1891)
Suite Bergamasque (1891) (inclui a famosa peça Claire de lune)
Prelúdios
Children's Corner
Images
Estudos
Dois arabescos
A Catedral Submersa

quarta-feira, agosto 20, 2008

SPORTING-BENFICA, jogado por nós

.
HÁ 12 ANOS OS SPORTINGUISTAS E
BENFIQUISTAS DO RC, EM VEZ
DE DISCUTIREM ÀS 2ª.FEIRAS
O RESULTADO DOS JOGOS DOS
SEUS CLUBES, DECIDIREM, POR
INICIATICA DO CHICO SANTOS
COSTA, CALÇAREM SAPATILHAS, CALÇÕES
E CAMISOLAS E DEFRONTAREM-SE
DENTRO DAS 4 LINHAS



Foi no Pavilhão do Paço de Arcos e os Sportinguistas venceram por 5-3

Pelo BENFICA, orientado pelo treinador Alvaro Matos, jogaram o Gomes, o Jorge Tavares, João Oliveira,Chitas Carreias, João Ferradeira Pinto,Peixoto (que também foi o árbitro...) e o Sampaio

Pelo SPORTING, orientado pelo Bastos Leal,jogaram: o Chico Santos Costa, o filho dele,Norberto, Herdeiro,Cascada,O Cabral, o flho do treinador Leal, a Elizabeth (única menina) e o Azevedo.



A realização deste filme esteve a cargo do grande realizador Ricardo Matos, que com esta obra paricipou e venceu o "Migre da Talásia" do Festival de Cinema de Johore Bahru, o "Urso de Ouro" do Festival de Berlim, o Festróia, o Festival da Pedreira dos Úngaros, o de Paço de Arcos e o da Cova do Vapor.

Nas bancadas jogaram a Lurdinhas, a Laura e uma multidão de aficionados vindos de todo o país e que não se cansaram de aplaudir as melhores jogadas.

O jogo foi renhidamente disputado com alternância no marcador , tendo sido a Elizaberh a melhor em campo, muito aplaudida por uma bancada entusistica.

A recuperação e apredsentação deste filme deve-se ao Chico Santos Costa, e é apenas uma 1ª.parte e 2ª.partes, publicaremos mais "partes", nomeadamente do jogo,e o almoço que se lhe seguiu, logo que editadas.

AINDA A CIMEIRA DO MARGINALISSIMO DE JULHO



Num trabalho do Chico Santos Costa aqui esTá um slide show da nossa CIMEIRA DE JULHO

terça-feira, agosto 19, 2008

ALMOÇO DE AGOSTO, vai ser dia 28

.
NESTE MÊS DE AGOSTO O NOSSO ALMOÇO
MENSAL VAI TER LUGAR NO RICHARDS 2
EM MOSCAVIDE.
A PRODUÇÃO ESTÁ A CARGO DA MANUELA
BRITO E SILVA , QUE SE DIRIGE ASSIM
A TODOS:



"Boa tarde a todos
Aqui estou eu no lugar da Dina, a lembrar a realização do Almoço de Agosto.
Este terá lugar no Richard's , em Moscavide na 5ª feira, dia 28 de Agosto, pelas 12h30m.
Como muitos estarão (talvez...) de férias,pensamos que não haverá problema com a marcação de mesas, mas se se quiserem "inscrever" podem fazê-lo para o meu mail.

mbsilva@gmail.com

Também agradeço que contactem os colegas que vejam que não constam na lista de endereços. Agradeço também ao Herdeiro que publique a notícia na nossa Tranca.
Até lá, abraços da
Manuela Brito e Silva"

a 19 de Agosto de 1892, enforcadas as BRUXAS DE SALEM

.
Bruxas de Salém enfoecadas em 19 de Agosto de 1692


Bruxas de Salém refere-se ao episódio gerado pela superstição e pela credulidade que levaram, na América do Norte, aos últimos julgamentos por bruxaria na pequena povoação de Salém.

O medo da bruxaria começou quando uma escrava negra chamada Tituba contou algumas histórias vudus (religião tradicional da África Ocidental) a amigas, que, por esse facto, tiveram pesadelos. Um médico que foi chamado para as examinar declarou que deveriam estar embruxadas.

Os julgamentos de Tituba e de outros foram efectuados ante o juíz Samuel Sewall. Cotton Mather, um pregador colonial que acreditava em bruxaria, encarregou-se da acusação. O medo da bruxaria durou cerca de um ano, durante o qual vinte pessoas, na sua maior parte mulheres, foram declaradas culpadas e executadas. Um dos homens, Giles Corey, morreu de acordo com o bárbaro costume medieval de ser comprimido por rochas em uma tábua sobre seu corpo até morrer, levando ao total 3 dias. Foram presas cerca de cento e cinqüenta pessoas. Mais tarde, o juiz Sewall confessou que pensava que as suas sentenças haviam sido um erro.

O mais interessante de tudo isto no entanto, é o fato de que justamente a América do Norte pretendia ser o mais novo Eldorado da liberdade religiosa no planeta, mas no entanto, o clima de perseguição era quase tão evidente quanto na velha Europa onde a Inquisição Católica ainda predominava, o que desmente ou no mínimo põe em cheque o mito romantico da perfeita e harmoniosa suposta liberdade plena de credos na nova América Protestante e supostamente democrática que nascia a partir da imigração de perseguidos religiosos europeus e seus descendentes (se na Europa eles eram as vítimas, na América se tornaram algozes...).

desenvolvimentos:

Não é privilégio da Inquisição o pavor e a perseguição das pessoas acusadas de "bruxaria": Na Vila de Salem, uma Colônia da Baía de Massachustts (New England), onde hoje é a cidade de Danvers, famoso ficou o julgamento e a condenação à morte de várias pessoas acusadas de feitiçaria.

Em janeiro de 1692, Elizabeth Parris de nove anos e Abigail Willams de onze, começaram a exibir comportamento estranho, como blasfêmias, gritos, ataques apoplécticos convulsivos, estados de transe etc. Logo outras meninas de Salem começaram a demonstrar comportamento semelhante e, incapazes de determinar qualquer causa física para os sintomas e comportamentos, os médicos concluíram que as meninas estavam sob influência de Satanás.

Orações e jejuns comunitários foram organizados pelo Reverendo Samuel Parris, pai de Betty e tio de Abigail Willians. Para descobrir a identidade das bruxas, Jonh, um índio, assou um bolo feito com centeio e urina das garotas enfeitiçadas e, pressionadas para identificar a fonte de suas aflições, as meninas nomearam três mulheres, inclusive Tituba, índia escrava do Reverendo Parris, além de Sarah Good e Sarah Osborne.

Embora Osborne e Good tenham alegado inocência, Tituba confessou ter visto o Diabo, o qual aparecia para ela "as vezes como um porco e as vezes como um grande cachorro", tendo ainda Tituba testemunhado que havia uma conspiração de bruxas em Salem.

Em 1º de março, os magistrados John Hathorne e Jonathan Corwin examinaram Tituba e as outras duas mulheres na casa de reuniões de Salem. Tituba confessou a feitiçaria praticante. Nas semanas seguintes outras pessoas da cidade testemunharam que eles tinham sido prejudicados pelas bruxarias e, tendo continuado a caça às bruxas, foram feitas acusações contra diversas pessoas, principalmente mulheres cujo comportamento estava perturbando de alguma maneira a ordem social e convenções do tempo. Alguns acusados tinham registros criminais, inclusive de feitiçaria, mas outros eram devotos e pessoas consideradas na comunidade.

Martha Carey é acusada de feitiçaria em 12 de março. A enfermeira Rebecca é denunciada em 19 de março. Martha Carey foi examinada pelos magistrados em 21 de março e Rebecca em 24 de março. E seguiram-se várias acusações e exames dos supostos feiticeiros.

Abigail Hobbs, Bridget Bishop, Giles Corey, e Mary Warren foram examinados em 19 de abril. Só Abigail Hobbs confessou.

Sarah Osborne morreu na prisão de Boston em 10 de maio.

Em 27 de maio o recém chegado governador, Sir William Phips, fundou um Tribunal especial de Oyer e Terminer composto de sete juízes para julgamento dos casos de bruxaria. Compuseram o Tribunal: William Stoughton, Nathaniel Saltonstall, Bartholomew Gedney, Peter Sergeant, Samuel Sewall, Wait Still Winthrop, John Richards, John Hathorne, and Jonathan Corwin.

Os julgamentos foram baseados nas confissões, em atributos sobrenaturais como marcas etc, e com base nas reações das meninas atingidas pela bruxaria. Foi considerado inclusive que o diabo poderia assumir o aspecto de uma pessoa inocente.

Em 2 de junho Bridget Bishop foi o primeiro a ser considerado culpado e condenado à morte. Nathaniel Saltonstall abandonou o tribunal insatisfeito com seus procedimentos. Sendo Bishop enforcado em Salem em 10 de junho de 1692. Bridget Bishop: "Eu não sou nenhum bruxo. Eu sou inocente. Eu não entendo nada disso".
Exame de uma Bruxa, de T.H. Matteson 1853.
Peabody Essex Museum


Giles Corey alegou inocência da acusação de feitiçaria, mas subseqüentemente recusou levantar-se diante do tribunal. Esta recusa significou que ele não podia ser julgado legalmente. Porém, os examinadores dele escolheram sujeitá-lo a interrogatório mediante tortura, colocando pesadas pedras em cima de seu corpo. Ele sobreviveu a esta brutal tortura durante dois dias e morreu.

Em 19 de julho Rebecca Nurse, Martha Carey, Susannah Martin, Elizabeth Howe, Sarah Good, e Sarah Wildes foram executadas.

A sentença de Martha Carey, datada de 10 de junho, informa que: "O Tribunal de Oyer e Terminer, reunido na Casa de Reuniões da Aldeia de Salem, tendo ouvido o testemunho de diversas pessoas, considerou Carey culpada do crime de 'heresia', acusada de ter ajudado e auxiliado bruxas, causado dores e sofrimentos para sua família e demais parentes; matado umas quarenta e cinco aves raras e vários suínos na Aldeia de Danvers e em suas proximidades; posto uma 'maldição do diabo' nas meninas de Parris e em Goody Laurence, causando muita doença e miséria; comido vidro quebrado..."

Segue ordem para o Xerife George Corwin "confinar Martha Carey na cadeia da prisão de Salem até 19 de julho de 1692, ocasião em que, quando o sol estiver alto, ela será executada. Dê-lhe um gorro preto e leve-a segura para a Colina da Execução em Salem e coloque-a na forca. Ela será pendurada pelo pescoço até a morte. Possa Deus perdoar sua alma má". (Documento que se encontra no Peabody Essex Museum, juntamente com outros 551 documentos, todos referentes aos julgamentos das bruxas de Salem)

Em 19 de agosto, George Jacobs, Martha Carrier, George Burroughs, John Proctor, and John Willard foram enforcados.

Margaret Scott, Mary Easty, Alice Parker, Ann, Pudeator, Wilmott Redd, Samuel Wardwell, e Mary Parker foram enforcadas em 22 de setembro.

O tribunal foi dissolvido pelo Governador Philips em 29 de outubro, depois de executadas 20 pessoas.

segunda-feira, agosto 18, 2008

gente nossa


O CHICO VIEIRA ANIMANDO O PESSOAL NUMA DAS CIMEIRAS MENSAIS, PERANTE O ESPANTO DO PACHECO

a 18 de Agosto nasceu NANI MORETTI

.
Nanni Moretti



Nanni Moretti (Bolzano, Itália, 18 de agosto de 1953) é um cineasta, ator e roteirista cinematográfico italiano. Cresceu em Roma e desde a adolescência cultivou suas grandes paixões, o pólo aquático e o cinema. Suas obras inicialmente caracterizam-se por uma visão em chave irônica e sarcástica dos lugares-comuns e das problemáticas do mundo juvenil de seu tempo, para depois desembocar em uma crítica social intransigente e moralista.

Biografia
Após ter estudado no liceu clássico, Moretti filma em 1973 um filme em super 8 com uma câmera que comprou após ter vendido sua coleção de selos. O filme se chama La sconfita e conta a história em chave cômica da crise de um militante de 1968. Em seguida, filma outro curta-metragem, Pâté de bourgeois, a história de alguns amigos e um casal em crise, cujo título é um jogo de palavras com paté de foie gras e épater les bourgeois.

Em 1974 faz o média-metragem Come parli frate?, paródia do clássico da literatura italiana I promessi sposi (de Alessandro Manzoni), no qual interpreta o personagem de Don Rodrigo.

Em 1976 gira em super 8 o seu primeiro longa-metragem, Io sono un autarchico, no qual aparece pela primeira vez o seu personagem (interpretado pelo próprio Moretti) Michele Apicella. Neste ano, chama a atenção dos cineastas Paolo e Vittorio Taviani, que lhe oferecem um papel em seu filme Padre Padrone.

Io sono un autarchico, lançado em dezembro de 1978, obtém bom sucesso de público, permanecendo em cartaz por um bom tempo no filmclub de Roma. O filme é transformado para 16 mm projetado em outros cineclubes romanos e também em Paris e Berlim por ocasião de seus festivais cinematográficos, e começou a chamar a atenção de alguns críticos cinematográficos (entre os quais Alberto Moravia).

Em maio de 1978 é lançado em Roma o seu primeiro filme com produção profissional, Ecce Bombo; apresentado no Festival de Cannes, obtém um inesperado sucesso de público (bem como econômico: tendo custado 180 milhões de liras, fatura 2 bilhões), chamando a atenção da crítica.


Em 1981 sai Sogni d'oro, seu primeiro filme girado em 35 mm, com o qual Moretti obtém o Leão de Ouro - grande prêmio especial do júri no Festival de Veneza, mas que não repete o sucesso de público.

Em 1984 lança Bianca, cujo enredo acrescenta aos elementos já típicos dos filmes de Moretti, uma trama policiesca.

Em 1985 lança La messa è finita. Nele, Moretti abandona seu personagem Michele Apicella para encarnar o sacerdote Don Giulio. O filme recebe o Urso de prata do Festival de Berlim de 1986.

Em 1987 funda, juntamente com Angelo Barbagallo, a Sacher Film, uma produtora cinematográfica, com o objetivo de criar espaço para o cinema engajado realizado por novos autores. O nome é inspirado em um dos seus doces prediletos, a torta Sacher, citada no filme Bianca em uma cena na qual Michele Apicella retruca em um jantar a uma pessoa que afirma não conhecer a torta Sacher com a frase continuiamo così, facciamoci del male! (algo como "vamos continuar a fazer mal a nós mesmos!").

A Sacher Film produz ainda em 1987 seu primeiro filme, Notte italiana, de Carlo Mazzacurati, e em 1988, Domani accadrà, de Daniele Luchetti, no qual Moretti tem um pequeno papel.

Em 1989 Moretti filma Palombella rossa, um filme no qual o conteúdo político não está mais subentendido, porém é parte integrante da história. No filme são inseridas partes do seu primeiro curtametragem (La sconfitta).

Em 1990 realiza um documentário, La Cosa (o título se refere à definição de Achille Occhietto para o órgão que seria o resultado do processo de transformação pelo qual então passava o Partido Comunista Italiano). O documentário ilustra o debate interno entre os militantes comunistas, no âmbito da refundação do partido.

Em 1991 participa como ator protegonista no filme Il portaborse, de Daniele Luchetti. No mesmo ano, Moretti passa a administrar um cinema no bairro romano de Trastevere, o Nuovo Cinema, com a intenção de criar um espaço de um caráter diferente no âmbito das salas cinematográficas, com a produção de produtos independentes, um centro de debates, livraria temática, etc.). Em 1 de novembro é inaugurado o cinema Nuovo Sacher, com a projeção do filme Riff Raff de Ken Loach.

Em 1993 realiza Caro Diário, filme que consiste de 3 episódios de caráter autobiográfico, em um formato quase de documentário, nos quais Moretti interpreta a si próprio. O filme vence o prêmeio de melhor direção no Festival de Cannes de 1994.

Neste período, juntamente com o "aparecimento" de Silvio Berlusconi no panorama político italiano, o empenho político de Moretti se acentua. Ele produz então L'unico paese al mondo, curtametragem de nove episódios caracterizados por uma visão crítica e pessimenta do futuro do país no caso da afirmação eleitoral da coalizão de centro-direita; o último episódio é dirigido por Moretti.

Em 1995 produz e interpreta La seconda volta, obra-prima de Mimmo Calopresti, que trata do encontro casual entre a vítima de um atentado terrorista e um dos seus perpetratores, provavelmente inspirado em uma história real.

Em 1996 faz o curtametragem Il giorno della prima di Close-Up, no qual descreve sua preocupação pelo eventual fracasso da estréia no cinema Nuovo Sacher de um filme não propriamente comercial ( o citado Close-Up, do iraniano Abbas Kiarostami). No mesmo ano, trabalha como ator no filme Tre vite e una sola morte, do chileno Raul Ruiz.

Em 1997 funda a sociedade de distribuição cinematográfica Tandem.

Em 1998 é lançado seu filme Abril, novamente estruturado na forma de diário e no qual Moretti interpreta outra vez a si próprio; o filme é dedicado ao nascimento de seu filho Pietro, no dia 18 de abril de 1996, 3 dias antes da coalizão de centro-esquerda liderada por Romano Prodi vencesse as eleições.

Em 2001 filma [[O quarto do filho]], que descreve os efeitos que a morte acidental de um filho provoca em uma família de classe média. O filme recebe a Palma de Ouro do estiva de Cannes e o David de Donatello.

Em 2002 faz o curtametragem The last customer, no qual descreve a históoria de uma família de Nova Iorque que é obrigada a fechar, por causa da demolição do edifício no qual se encontra, a farmácia que administra há duas gerações.

No mesmo ano, faz-se porta-voz de uma posição difusa no eleitorado italiano de crítica em relação ao governo de centro-direita e também a alguns líderes da centro-esquerda, figurando entre os promotores do movimento denominado dos girotondi.

Em 2003 filma o curtametragem Il grido d'angoscia dell'uccello predatore - Tagli d'Aprile, um documentário realizado com trechos do filme Abril.


Filmografia
(os filmes lançados no Brasil estão com os títulos em português, e os demais com seu título original)

REALIZADOR
La sconfitta (1973)
Pâté de bourgeois (1973)
Come parli frate? (1974)
Io sono un autarchico (1976)
Ecce Bombo (1978)
Sogni d'oro (1981)
Bianca (1983)
La Messa è finita (1985)
Palombella rossa (1989)
La Cosa (1989)
Caro diário (1994)
L'unico paese al mondo (1994)
Il giorno della prima di Close-Up (1996)
Abril (1998)
O quarto do filho (2000)
The last customer (2002)
Il grido d'angoscia dell'uccello predatore - Tagli d'Aprile (2003)
O Crocodilo (2006)

Actor
La sconfitta (1973)
Pâté de bourgeois (1973)
Come parli frate? (1974)
Io sono un autarchico (1976)
Padre Padrone (1977)
Ecce Bombo (1978)
Sogni d'oro (1981)
Bianca (1983)
Riso in bianco: Nanni Moretti atleta di se stesso (1984)
La Messa è finita (1985)
Domani accadrà (1988)
Palombella rossa (1989)
Il Portaborse (1991)
Caro diário (1994)
La seconda volta (1996)
Il giorno della prima di Close-Up (1996)
Tre vite e una sola morte (1996)
Abril (1998)
O quarto do filho (2000)

domingo, agosto 17, 2008

preliminarios

.
EN UNA OFICINA ARABE:
- Nombre?
- Abu Abdalah Sarafi
- Sexo?
-..4 veces por semana.
- No, no, no! Hombre o mujer?
- Hombre, mujer...algunas veces camello...

sábado, agosto 16, 2008

a 16 de Agosto nasceu MILLÔR FERNANDES

.
Millôr Fernandes

«Millôr Fernandes (Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1923) é um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro.

Biografia
Nasceu Milton Viola Fernandes, tendo sido registrado, graças a uma caligrafia duvidosa, como Millôr, o que veio a saber adolescente. Aos dez anos de idade vende o primeiro desenho para a publicação "O Jornal" do Rio de Janeiro. Recebe dez mil réis por ele. Em 1938 começa a trabalhar como repaginador, factótum e contínuo no semanário O Cruzeiro. No mesmo ano ganha um concurso de contos na revista "A Cigarra" (sob o pseudônimo de "Notlim"). Assumiria a direção da publicação algum tempo depois, onde também publicaria a seção "Poste Escrito", agora assinada por "Vão Gogo".

Em 1941 volta a colaborar com a revista O Cruzeiro, continuando a assinar como "Vão Gogo" na coluna "Pif-Paf". A partir daí passa a conciliar as profissões de escritor, tradutor (auto-didata) e autor de teatro.

Já em 1956 divide a primeira colocação na Exposição Internacional do Museu da Caricatura de Buenos Aires com o desenhista norte-americano Saul Steinberg, e em 1957 ganha uma exposição individual de suas obras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Dispensa o pseudônimo "Vão Gogo" em 1962, passando a assinar "Millôr" em seus textos n'O Cruzeiro. Deixa a revista no ano seguinte, por conta da polêmica causada com a publicação de A Verdadeira História do Paraíso, considerada ofensiva pela Igreja Católica.

Em 1964 passa a colaborar com o jornal português "Diário Popular". Em 1968 começa a trabalhar na revista Veja, e em 1969 torna-se um dos fundadores do jornal O Pasquim.

Nos anos seguintes escreveria peças de teatro, textos de humor e poesia, além de voltar a expor no Museu de Arte Moderna do Rio. Traduziu, do inglês e do francês, várias obras, principalmente peças de teatro, entre estas, clássicos de Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht e Tennessee Williams.

Depois de colaborar com os principais jornais brasileiros, retorna à Veja em setembro de 2004.
Sua obra

Prosa
Eva sem costela – Um livro em defesa do homem (sob o pseudônimo de Adão Júnior) - 1946 - Editora O Cruzeiro.
Tempo e contratempo (sob o pseudônimo de Emmanuel Vão Gogô) - 1949 - Editora O Cruzeiro.
Lições de um ignorante - 1963 - J. Álvaro Editor
Fábulas Fabulosas - 1964 - J. Álvaro Editor. Edição revista e ilustrada – 1973 - Nórdica
Esta é a verdadeira história do Paraíso - 1972 - Livraria Francisco Alves
Trinta anos de mim mesmo - 1972 - Nórdica
Livro vermelho dos pensamentos de Millôr - 1973 – Nórdica. Edição revista e ampliada: Senac – 2.000.
Compozissõis imfãtis - 1975 - Nórdica
Livro branco do humor - 1975 – Nórdica
Devora-me ou te decifro – 1976 – L&PM
Millôr no Pasquim - 1977 – Nórdica
Reflexões sem dor - 1977 - Edibolso.
Novas fábulas fabulosas - 1978 – Nórdica
Que país é este? - 1978 – Nórdica
Millôr Fernandes – Literatura comentada. Organização de Maria Célia Paulillo – 1980 Abril Educação
Todo homem é minha caça - 1981 - Nórdica
Diário da Nova República - 1985 – L&PM
Eros uma vez – 1987 – Nórdica – Ilustrações de Nani
Diário da Nova República, v. 2 - 1988 – L&PM
Diário da Nova República, v. 3 – 1988 – L&PM
The cow went to the swamp ou A vaca foi pro brejo – 1988 - Record
Humor nos tempos do Collor (com L. F. Veríssimo e Jô Soares) – 1992 – L&PM
Millôr definitivo - A bíblia do caos - 1994 – L&PM
Amostra bem-humorada – 1997 – Ediouro – Seleção de textos de Maura Sardinha
Tempo e contratempo (2ª edição) – Millôr revisita Vão Gogô - 1998 - Beca.
Crítica da razão impura ou O primado da ignorância – Sobre Brejal dos Guajas, de José Sarney, e Dependência e Desenvolvimento na América Latina, de Fernando Henrique Cardoso – 2002 – L&PM
100 Fábulas Fabulosas – 2003 – Record
Apresentações – 2004 – Record.

Poesia
Papaverum Millôr – 1967 – Prelo. Edição revista e ilustrada: 1974 – Nórdica
Hai-kais – 1968 – Senzala
Poemas – 1984 – L&PM

quarta-feira, agosto 13, 2008

gente nossa



ESTA É A FABULOSA ACTUAL LINHA DAS AFRICAS; O HUGO, A ANTÓNIA, O FRANCISCO E A ANA

Pelas Africas passaram companheiros como o Alvaro Matos, a Elizabeth, o Potier, o Sampaio, o Carreiras, o Luis Domingues,a Lena Policarpo, o Chico Santos Costa e mais recentemente a Teresa Abraços e a Vera.

PRELIMINARES

.
..
Tinha acabado de chegar ao Alentejo uma excursão de espanhóis. Ao verem um alentejano, o guia comunicou aos passageiros:
-Ahora me voy hablar con ese portugues... - e foi ter com o alentejano:
- Hola, como to llamas?
- Toino...
- Yo también me llamo Antonio ! Cual és tu profesión ?
- Sou músico...
- Yo también soy musico... Y que tocas ?
- Toco trompete, e tu ?
- Yo también toco trompete. Una vez fue a la Fiesta de Nuestra Señora de los Remédios y toqué tan bien, que la Señora bajó del andor y empezó a llorar.
E replicou o alentejano:
- E ê fui uma vez à Festa do Senhor dos Passos e toquei tan bem, tambem, que o Senhor largou a cruz, agarrou-se a mim e disse-me: "Ah,g'anda Toino, tocaste melhor que o cabrão do espanhol que fez chorar a minha mãezinha!"

a 13 de Agosto cai a cidade de TENOCHTITLAN perante CORTEZ

.
Tenochtitlán



Tenochtitlán era a capital do império azteca (também conhecido como povo mexica), fundada em 1344 numa ilha do lago Texcoco, onde hoje é o México central. Era uma cidade de cerca de 250 mil habitantes com belíssimos monumentos, jardins, palácios, templos e mercados. O historiador Oscar Monchito, um dos maiores especialistas modernos no assunto, assegura que a antiga capital contava com seguramente mais de 500 000 habitantes e provavelmente menos que 1 000 000. À época da conquista era maior que qualquer outra cidade americana, e na Europa somente Roma, Paris, Veneza e Constantinopla eram maiores. Era muito organizada e estruturada, cujas características admiraram os conquistadores espanhóis – que constataram que a civilização asteca não era tão primitiva como era considerada na Europa.

A maior parte da cidade foi severamente destruída na década de 1520 pelos conquistadores e a Cidade do México foi erguida sobre as suas ruínas. Com efeito, pelo facto daquela cidade se encontrar numa ilha, o crescimento da Cidade do México até os dias de hoje foi conseguido através da sustentação da superfície com estacas de madeira — técnica semelhante àquela utilizada para erguer o actual Terreiro do Paço, em Lisboa. Ainda hoje há locais na cidade onde se podem observar essas estacas; um desses locais é o Museu Nacional de Antropologia, considerado um dos mais completos de toda a América Latina.

A água chegava à cidade por dois aquedutos que se contruíram abaixo da estrada real. Tenochtitlán não era um centro comercial ou/e industrial e a população vivia a custa de impostos extraídos das tribos conquistadas.

segunda-feira, agosto 11, 2008

sexta-feira, agosto 08, 2008

pensamento

.
"Na natureza nada se cria,
nada se perde,
tudo se transforma.
Cana dá álcool, álcool dá cana."

preliminares

.
Um forasteiro abre uma loja na baixa Portuense e põe na montra o seguinte reclame: 'LOJA DO TEM TUDO '. Um portuense que passava pela rua, ao ler o que estava escrito no reclame, resolve entrar na loja, chega-se ao balcão e pede:

- Dê-me uma garrafa de vinho do Porto Vintage, de 1930.
O forasteiro dono da loja procura nas prateleiras, vai ao armazém e traz a garrafa pretendida. No dia seguinte, o portuense resolve voltar à loja para tramar o estranho à cidade.

- Bom dia, dê-me 1/2 dúzia de ovos de avestruz.
O bom homem vai ao armazém e traz-lhe os seis ovinhos de avestruz. O portuense paga, e sai da loja dizendo para si mesmo: Amanhã é que vou tramar este gajo, palavra de hnra. No dia seguinte lá voltou à loja.

- Bom dia amigo, hoje preciso de 1/2 litro de esperma.
O empresário, sem se desmanchar, pergunta-lhe:

- O amigo trouxe o vasilhame ou vai levar no cú?

quarta-feira, agosto 06, 2008

A 6 DE AGOSTO foi lançada a primeira BOMBA ATÓMICA SOBRE HIROSHIMA

.
Em 06 de agosto de 1945, Hiroshima e o Mundo conheciam o poder da bomba atômica

Little Boy foi a primeira bomba atômica
a ser lançada sobre um alvo humano

Em 30 de abril de 1945, em meio à tomada de Berlim pelas tropas soviéticas, Adolf Hitler cometia suicídio, e o almirante Doenitz formava novo governo, pedindo o fim das hostilidades. A capital alemã é ocupada em 2 de maio. Alguns dias depois, no dia 7, a Alemanha rendia-se incondicionalmente, em Reims.

A Segunda Guerra estava praticamente terminada. Os conflitos restantes aconteciam no Pacífico. E foi no Japão, mais precisamente em Hiroshima e Nagasaki, que a humanidade conheceu a mais terrível criação da tecnologia. Em 06 de agosto de 1945, era lançada a primeira bomba atômica em alvo humano.


Hiroshima, 6 de agosto de 1945 - 8h45min

A Guerra estava no fim, e Hiroshima permanecia intacta. O governo incentivava todos a manter as atividade cotidianas. Nesse momento, os japoneses ouviram o alarme indicando a aproximação de um avião inimigo. Era um B-29, batizado de "Enola Gay", pilotado por Paul Warfield Tibbets Jr. Do avião, foi lançada a primeira bomba atômica sobre um alvo humano, batizada "Little Boy".

Instantaneamente, os prédios desapareceram junto com a vegetação, transformando Hiroshima num campo deserto. Num raio de 2 quilômetros, do hipocentro da explosão, tudo ficou destruído. Uma onda de calor intenso, emitia raios térmicos, como a radiação ultravioleta.

Um dia após a explosão, os escombros em Hiroshima
eram cobertos por uma tênue cortina de fumaça Os sobreviventes vagavam sem saber o que havia atingido a cidade. Quem estava a um quilômetro do hipocentro da explosão, morreu na hora. Alguns tiveram seus corpos desintegrados. O que aumentou o desespero dos que nunca vieram a confirmar a morte de seus familiares.

Quem sobreviveu, foi obrigado a conviver com males terríveis. O calor intenso levou a roupa e a pele de quase todas as vítimas.
Vários incêndios foram causados pelos intensos raios de calor emitidos pela explosão. Vidros e metais derreteram como lavas.

Uma chuva preta, oleosa e pesada, caiu ao longo do dia. Essa chuva continha grande quantidade de poeira radioativa, contaminando áreas mais distantes do hipocentro. Peixes morreram em lagoas e rios, e pessoas que beberam da água contaminada tiveram sérios problemas durante vários meses.


O cenário da morte era assustador. As queimaduras eram tratadas com mercúrio cromo pela falta de medicamento adequado.

Não havia comida e a água era suspeita. A desinformação era tanta que muitos japoneses saíram de suas províncias para tentar encontrar seus familiares em Hiroshima. Corriam o maior risco pós-bomba: a exposição à radiação.

Não se sabe exatamente porque Hiroshima foi escolhida como alvo inaugural da bomba atômica. Uma explicação considerada plausível, é pelo fato de a cidade estar centrada em um vale. As montanhas fariam uma barreira natural, o que ampliaria o poder de impacto da bomba. Conseqüentemente, conheceriam a capacidade de destruíção nuclear com mais precisão. Outra explicação é baseada no fato de Hiroshima ainda não ter sido atingida por nenhum ataque. Isso, aliado à proteção das montanhas, daria a medida exata da destruição da bomba nunca antes testada.

De concreto, sobraram os horrores de uma arma nuclear, com potência eqüivalente a 20 mil toneladas de dinamite. Ainda hoje, passados 58 anos da explosão da primeira bomba atômica, o número de vítimas continua sendo contabilizado, já ultrapassando 250 mil mortos.

A TRANCA "PRESENTE" NAS AFRICAS


A MÃO LINDISSIMA, NA PAREDE A TRANCA A CÔRES

(CLICAR PARA AUMENTAR A IMAGEM)

Foi com satisfação que constatei que A TRANCA continua presente no REV, especialmente na Linha das AFRICAS.

A ANTÒNIA mantem nas paredes da secção, a TRANCA a côres, em ocasiões em que se referia à saída do CARREIRAS , à ida da VERA para a Europa 2, e ao casamento do HUGO.

PRELIMINARES

.
A vingança do Joãozinho
A professora estava tendo dificuldades com um dos alunos.
(adivinha quem?)
Joãozinho qual é o seu problema?
Sou muito inteligente para estar no primeiro ano. Minha irmã está no terceiro ano e eu sou mais inteligente do que ela. Eu quero ir para o terceiro ano também!
A professora, vendo que não vai conseguir resolver este problema, o manda para a diretoria.
Enquanto o Joãozinho espera na ante-sala, a professora explica a situação ao diretor. O diretor diz para a professora que vai fazer um teste com o garoto.
Como é certo que ele não vai conseguir responder a todas as perguntas, vai mesmo ficar no primeiro ano
A professora concorda. Chama o Joãozinho e explica-lhe que ele vai ter que passar por um teste e o menino aceita. O Diretor pergunta para o Joãozinho:
Joãozinho, quanto é 3 vezes 3?
- 9.
- E quanto é 6 vezes 6?
- 36.
O diretor continua com a bateria de perguntas que um aluno do terceiro ano deve saber responder. Joãozinho não comete erro algum. O diretor então, diz para a professora:
- Acho que temos mesmo que colocar o Joãozinho no terceiro ano.
A professora diz:
- Posso fazer algumas perguntas também
O diretor e o Joãozinho concordam. A professora pergunta:
- O que é que a vaca tem quatro e eu só tenho duas?
Joãozinho pensa um instante e responde:
- Pernas.
Ela faz outra pergunta:
- O que é que há nas suas calças que não há nas minhas?
O diretor arregala os olhos, mas não tem tempo de interromper...
- Bolsos. (Responde o Joãozinho).
Mais uma vez a professora o indaga com aquela malícia:
- Que parte do corpo da mulher que cheira peixe?
O Joãozinho de bate-pronto já responde:
- O nariz!
Mais uma:
- O que é que entra na frente na mulher e que só pode entrar atrás no homem?
Estupefato com os questionamentos, o diretor prende a respiração...
- A letra "M". (Responde o garoto.)
A professora continua a argüição:
- Onde é que a mulher tem o cabelo mais enroladinho?
- Na África. (Responde Joãozinho de primeira.)
E continua:
- O que é que entra seco duro e sai mole pingando?
O diretor apavorado..
E o Joãozinho responde:
- O macarrão na panela
E a professora não pára:
- O que é que começa com "b", tem "c" no meio, termina com “ta" e para ser usada é preciso abrir as pernas?
O diretor fica paralisado.E o Joãozinho responde:
- A bicicleta.
E a professora continua:
- Qual o monossílabo tônico que começa com a letra "C" termina com a letra "U" e ora está sujo ora está limpo?
O Diretor começa a suar frio.
- O céu, professora
- O que é que começa com "C" tem duas letras, um buraco no meio e eu já dei
para várias pessoas?
- CD.
Não mais se contendo, o diretor interrompe, respira aliviado e diz para a
professora:
- Puta que Pariu! Põe esse moleque como diretor, pois eu mesmo errei todas.

a 6 de Agosto (1966) foi inaugurada a então PONTE SALAZAR, mai tarde PONTE 25 DE ABRIL

.
Ponte 25 de Abril


Data de abertura 6 de Agosto de 1966

A Ponte 25 de Abril é uma ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, em Portugal. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo na parte final e mais estreita – o designado gargalo do Tejo.

História
A primeira ideia sobre a construção de uma ponte que ligasse a cidade de Lisboa a Almada, situada na margem esquerda do Tejo, remonta ao ano de 1876.

Nessa altura, o engenheiro Miguel Pais sugere que a sua construção seja feita entre Lisboa e Montijo. Em 1888 , um engenheiro norte-americano, de nome Lye, propõe que a ponte seja construída entre a zona do Chiado, em Lisboa, e Almada.

No ano de 1889, dois engenheiros franceses, de nome Bartissol e Seyrig, sugerem a ligação rodoviária e ferroviária a partir da zona da Rocha Conde de Óbidos, do lado de Lisboa, e Almada. Logo no ano seguinte, surge uma nova proposta, feita por uma empresa alemã, que propunha a ligação entre a zona do Beato, do lado de Lisboa, e o Montijo. Esta ideia teve bastante aceitação por parte da opinião pública.

Já no século vinte, no ano de 1913, o governo português recebe uma sugestão para a construção de uma ponte, retomando a ligação entre a zona da Rocha Conde de Óbidos e Almada. Esta proposta é reatada, em 1921, pelo engenheiro espanhol Alfonso Peña Boeuf, chegando o seu projecto a ser discutido no Parlamento português. Decorria o ano de 1929, quando o engenheiro português António Belo solicita a concessão de uma via férrea a estabelecer sobre o Rio Tejo, a partir da zona do Beato, em Lisboa, e o Montijo.

Perante esta iniciativa, o ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, acaba por nomear, no ano de 1933, uma Comissão, com o fim de analisar a proposta em causa, tendo ele próprio, apresentado, em 1934, uma proposta ao Governo, de que fazia parte, para a construção de uma ponte rodo-ferroviária sobre o Rio Tejo.

Contudo, todas estas propostas vão acabando por ser preteridas em favor das obras da ponte de Vila Franca de Xira.

Só no ano de 1953 é que o Governo português cria uma Comissão com o objectivo de estudar e apresentar soluções sobre a questão do tráfego ferroviário e rodoviário entre Lisboa e a margem sul do Rio Tejo.


Finalmente, em 1958, os governantes portugueses decidem oficialmente a construção de uma ponte. No ano seguinte, é aberto um concurso público internacional, para que sejam apresentadas propostas para a construção. Após a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu no ano de 1960, a obra é adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção.

A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, das quais se destacam o Presidente da República, Almirante Américo Tomás, o Presidente do Governo, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, passando a ser chamada, oficialmente, Ponte Salazar.



A Revolução

Tráfego sobre a Ponte 25 de Abril AlmadaLogo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril. O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, sem ajustes à inflação, a perto de 11 milhões de euros.

Ainda que projectada para suportar, em simultâneo, tráfego ferroviário e rodoviário, nesta fase só fica preparada para a passagem de veículos rodoviários. É em 1990, que o Governo português procede à elaboração de um projecto para a instalação do tráfego ferroviário, através da montagem de um novo tabuleiro, alguns metros abaixo, do tabuleiro do trânsito rodoviário, já em funcionamento. A 30 de Julho de 1999 é inaugurada este novo tipo de travessia.

As consequências resultantes desta travessia não se fizeram esperar, desde a sua entrada em funcionamento, designadamente no que se refere à explosão urbanística que surgiu na margem esquerda do Rio Tejo, de Almada a Setúbal, estimulando, igualmente, o crescimento económico e turístico do sul de Portugal, destacando-se, neste caso, a região do Algarve.

Desde o início do seu funcionamento que a circulação rodoviária é intensa, do que resultam situações de congestionamento automóvel diárias. Esclarecedores são os números referentes ao início do ano de 2006: passam na Ponte 25 de Abril sete mil carros, nos dois sentidos, na “hora de ponta” e cento e cinquenta mil, em média, por dia, o que corresponde a mais de 300 mil utilizadores diários.

Também a circulação ferroviária é intensa, correspondendo esta à passagem de 157 comboios, diariamente, nos dois sentidos, transportando estes cerca de oitenta mil passageiros dia.

Só no ano de 2005 foram transportados 21 milhões de utentes pela via ferroviária.

A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa, agora, o 66º lugar, a nível mundial.

Anualmente, em meados de Março, a ponte é cortada ao trânsito por umas horas para a realização da Meia-Maratona de Lisboa.

Características técnicas
Outros dados relevantes sobre a Ponte 25 de Abril, à data da sua inauguração:

1 012,88 metros de comprimento do vão principal
2 277,64 metros de distância de amarração a amarração
70 metros de altura do vão acima do nível da água
190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal)
58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal
11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço)
79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul
30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado
Estes resultados foram obtidos com a aplicação de 263 000 metros cúbicos de betão e 72 600 toneladas de aço.
Na ponte sobre o Tejo pode ouvir-se constantemente este som (59s) que corresponde à deslocação dos carros no tabuleiro.

terça-feira, agosto 05, 2008

a 5 de A gosto nasceu GUY DE MAUPASSANT

.
Guy de Maupassant



Henry René Albert Guy de Maupassant (5 de Agosto de 1850, Fécamp - 6 de Julho de 1893, Paris) foi um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica naturalista. Foi amigo de Gustave Flaubert.

Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos Bel Ami, Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos.

Faleceu no manicômio pouco antes de completar 43 anos, após tentativa de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis que o atormentou por mais de uma década. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.


[ Obra

Por ordem alfabética :

* Bel-Ami (1885)
* Boule-de-Suif (1880) (livro eletrônico)
* Claire de Lune (1883) (livro eletrônico)
* Contes de la Bécasse (1883) (livro eletrônico)
* Contes du jour et de la nuit (1885)
* Fort comme la mort (1889) (livro eletrônico)
* Le Horla (1887) (livro eletrônico)
* L'Inutile beauté (livro eletrônico)
* La Main gauche (1889) (livro eletrônico)
* La Maison Tellier (1881) (livro eletrônico)
* Mademoiselle Fifi (1882) (livro eletrônico)
* Miss Harriet (1884)
* Mont-Oriol (1887)
* Musotte (1890)
* Notre Coeur (1890)
* La Petite Roque (1886)
* Pierre et Jean (1888) (livro eletrônico)
* Le Rosier de madame Husson (1888)
* Toine (1886)
* Une vie (1883)

segunda-feira, agosto 04, 2008

CRÓNICA DO JANTAR DE DESPEDIDA DO ZÉ CARLOS CARVALHO

.

O FESTEJADO, ZÉ CARLOS, AQUI COM A HELENA PAULA

A festa de despedida do Zé Carlos decorreu no Parque das Nações, no Restaurante "Barrio Latino", ali mesmo junto ao Tejo.

A GRAÇA E A TERESA PEREIRA EM PRIMEIRO PLANO, LÁ ATRÁS O ZÉ CARLOS,A HELENA PAULA O FAUSTINO E..

O Zé Carlos reuniu À sua volta muitos amigos, que quiseram estar presentes numa festinha a assinalar a sua saída do activo.

Colegas do antigo RC, REV,LISRY, CCO e outros .


O DANI E O TOMÉ GOMES TROCAM FIGURINHAS

A produção , realização e relações públicas, estiveram a cargo da insubstituível Sofia Cruz, impecável como sempre.


ASPECTO DA SALA


O AUGUSTO EXPLICANDO À GRAÇA AS VANTAGENS DE JÁ NÃO PICAR PONTO.FICOU CONVENCIDA E VAI ADERIR...


A TRANCA esteve lá,e não podia ter estado ausente, pois, o Zé Carlos é um dos seus maiores animadores, com capas ,caricaturas e participação nos célebres textos colectivos.


O MENDONÇA, A TRUDY E O FAUSTINO

Através de texto e imagens fixas e animadas damos aqui um cheirinho do que foi a festa do festejado.



AQUI ESCUTANDO O "ELOGIO" DO SEU SUCESSOR AMERICO COSTA

Ele esteve descontraído e já habituado à "vida civil" da qual diz maravilhas, e teve direito a presentes, beijinhos, palmadinhas, acabando a noite com um brilhante discurso, cheio de palabras dificeis, metáforas certeiras, recados obvios.

A SOFIA ENTREGANDO UM PRESENTE AO ZÉ CARLOS ,QUE RETRIBUI DISCURSANDO...

quem esteve no jantar:..

Nomes
Azevedo e Manuela, Américo Costa, Américo Mendes Maia, Arranhado, Camilo Maia,Candeias ,Maria José Candeias,Carla Cecília,Célia Fialho , Coelho dos Santos, Daniel Pere,ira, Faustino, Helena Paula+Zé Carlos, Herdeiro, João Domingues, Mª Alcina, São Andrade , Mª Graça Espanha, Mendonça, Pedro Vieira,Pedro Correia,Pedro Fernandes, Daniel Ricardo ,Rui Alves,Sofia Cruz, Sónia Silva, Teresa Pereira,Tomé Gomes,Trudy , Valentim , Vítor Araújo, Augusto,Domingos Barros,Adelino Heleno e
Antónia Valente

A 4 DE aGOSTO, TRAVOU-SE A BATALHA DE ALCÁCER KIBIR

.
A BATALHA DE ALCÁCER KIBIR
TEM A LEITURA OFICIAL, QUE
APRESENTAMOS A SEGUIR, E
A VERSÃO DA TRANCA ,DA
NOSSA EQUIPA DE INVESTIGADORES
DA "HISTÓRIA CRUA:

OFICIAL

Data 4 de Agosto de 1578
Local Alcácer-Quibir
Resultado Derrota dos portugueses

Combatentes
Portugal Marrocos
Comandantes
D. Sebastião sultão Ahmed Mohammed de Fez


A Batalha de Alcácer-Quibir travou-se no Verão de 1578, em Alcácer-Quibir, entre os Portugueses liderados por D. Sebastião, e os mouros de Marrocos. Dela resultou a derrota dos portugueses e o desaparecimento do próprio D. Sebastião, precipitando a crise dinástica de 1580, e o nascimento do mito do Sebastianismo.

Perto de al-Kasr al-Kebir há uma aldeia denominada Suaken. Foi aqui que se deu a Batalha por nós conhecida por Batalha de Alcácer Quibir e, provavelmente, onde foram, naquela altura, enterrados os três reis. Ainda hoje aí se encontra um obelisco em memória de D. Sebastião e mais dois em memória dos outros dois reis. Esta batalha ainda hoje é conhecida em Marrocos como a "batalha dos três reis".

D. Sebastião, desde novo influenciado pelas lutas que então se desenrolavam no Norte de África como a defesa de Mazagão, em 1562 ao cerco dos mouros, tem intenção de aí intervir, dado entender ser necessário reviver glórias passadas. Assim, desde que toma conta do reino, em 1568, começou a preparar a sua intervenção no Norte de África, que era como que um imperativo nacional, pois se pretendia beneficiar do comércio com esta zona, rico em ouro, gado, trigo, açúcar. Por outro lado, além de oferecer oportunidades à burguesia mercantil, era também um campo de actividade para a nobreza.

Em Marrocos eram constantes as lutas entre as várias facções. O pretexto para a intervenção de D. Sebastião surge com a deposição, em 1576, do sultão Mulay Mohammed pelo sultão Mulei Moluco, este auxiliado pelos Otomanos. Ora, o auxílio dos Otomanos era uma ameaça para a segurança das costas portuguesas e para o comércio com a Guiné, Brasil e as Ilhas atlânticas. Por isso, D. Sebastião decidiu apoiar Mulay Mohammed, que como compensação ofereceu Arzila, e procurou apoio de outros reis. Filipe II retirou-se. Da Alemanha, Flandres e Itália vieram soldados mercenários e auxílio em armas e munições. Fez-se o recrutamento do exército português, mas verificou-se muita corrupção, o que fez com que o exército expedicionário, de cerca de 15 000 homens, fosse pouco disciplinado, mal preparado, inexperiente e com pouca coesão.

Sebastião partiu de Lisboa a 25 de Junho de 1578, passou por Tânger, onde estava o Mulei Maamede, seguiu para Arzila e daqui para Larache, por terra, havendo quem preferisse que se fosse por mar, para permitir maior descanso às tropas e o necessário reabastecimento em víveres e água. Seguiram depois a caminho de Alcácer Quibir, onde encontraram o exército de Mulei Moluco, muito superior em número. A 4 de Agosto de 1578, com o exército esgotado pela fome, pelo cansaço e pelo calor, deu-se a batalha. Nestas condições, o exército português, pesem alguns actos de grande bravura, foi completamente dizimado, sendo muitos mortos. Apesar de se duvidar da morte do rei português, é provável que ele nesta batalha tenha perecido. Os sobreviventes foram feitos prisioneiros.

O resultado e as consequências desta batalha foram catastróficos para Portugal. D. Sebastião desaparecera, deixando como sucessor o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que veio a falecer dois anos depois. Assim levanta-se uma crise dinástica ameaçando a independência de Portugal face a Espanha, pois um dos candidatos à sucessão era Filipe II de Espanha.

A disputa do trono português teve varios pretendentes: D. Catarina de Médicis, rainha da França, que se dizia descendente de D. Afonso III; D. Catarina, duquesa de Bragança e sobrinha do Cardeal D. Henrique; Manuel Felisberto, duque de Savóia e D. António, Prior do Crato, ambos, sobrinhos do rei; Alberto de Parma e Filipe II.

Filipe efectivamente ascendeu ao trono em 1580. A maioria da nobreza portuguesa que participara na batalha ou morreu ou foi feita prisioneira. Para pagar os elevados resgates exigidos pelos marroquinos, o país ficou enormemente endividado e depauperado nas suas finanças.

Luís Vaz de Camões numa carta a D. Francisco de Almeida, referindo-se ao desastre de Alcácer-Quibir, à ruína financeira da Coroa portuguesa, à independência nacional ameaçada: "Enfim acabarei a vida e verão todos que fui tão afeiçoado à minha Pátria que não só me contentei de morrer nela, mas com ela".


AGORA , A VERSÃO VERDADEIRA, A DA TRANCA:

.
AS VERDADEIRAS CAUSAS DA AVENTURA DE ALCÁCER KIBIR


REEDIÇÃO,
.
AS VERDADEIRAS CAUSAS DA AVENTURA DE ALCÁCER KIBIR

..
QUE TERÁ LEVADO D.SEBASTIÃO
A TERRAS DE ALCÁCER KIBIR?
A PROCURA DA ROTA DO OURO?
AS ESPECIARIAS DO ORIENTE?

Dom Sebastião, tal como seu pai D.João III, mamou até aos 8 anos de idade!!!
Amaneirado, com tiques de loucura psicadélica persistente, e um comportamento desviante insuportável, esperou 11 anos (de 1517 a 1528) após o passamento de seu régio pai, pela maioridade e a assunção do Poder Temporal (na época era aos 14 anos) para poder ir ao cinema vêr filmes para adultos.
A sua adolescência foi muito agitada. Muito sarampo, muita varicela, muita papeira, muita tosse convulsa, bexigas doidas, prisões de ventre, que só à custa de , muitas toneladas de clisteres e muitas nalgadas no róseo rabiosque (que acabariam por ser causa de lamentáveis efeitos secundários que se revelariam mais tarde..) permitiram a sua sobrevivência.
Educado, primeiro pela irmã de Carlos V, sua avó D.Catarina de Austria, ,(a tal que teve um caso com o Papa Clemente VII), de quem herdou a burrice e a tara por rapazinhos escuros e bexigosos, e mais tarde por seu tio-avô, o Cardeal D.Henique, Arcebispo de Lisboa, um passivo-anagógico militante e compulsivo .
É conhecida a culpa que o misógeno Cardeal terá tido nas opções sexuais do "Rei-Criança".
A primeira Lei que o Cardeal promulgou, no exercício da sua Regência, foi:
"..Que El-Rey nosso Senhor, tanto que fôr de 9 annos (com 2 enes) se tire d.entre as mulheres, e se entregue aos homens"
Quando atingiu os 14 anos, adiou a Coroação para o dia seguinte, e o seu primeiro acto como maior de idade, foi mesmo curtir uma matiné de sessão dupla, no velho Olympia da Rua dos Condes, a vêr a "A garnta funda" e "A gaiola das Malucas".
No discurso de Coroação, quando tomou conta do Governo , para o qual "pouco se informou",logo foi avisando:
-"Se não me fizerem as vontades lixo isto tudo, não terei filhos, e a Coroa vai pró galheiro, ou antes, vai prós Filipes, e olhem que o meu primo Filipe é um pedaço de rapagão"(risos da pionagem e da nobreza de toga)
Da infancia ficaram marcas indeléveis que se repercutiriam no futuro comportamento do jovem rei.
Os clisteres, a prisão de ventre, a aspereza das serapilheiras utilizadas para limpar o rabinho após a "defecação-real", condicionariam a formação da sua personaliadde, criando obsessões, que o levarão mais tarde a avançar para o norte de Africa, e para a desgraça da Nação.
Não, as verdadeiras motivações para demandar o Norte de Africa, não foram as apontadas pelos cronistas e historiadores.
De facto o que o levou a demandar a terra dos berberes, ao contrário do que dizem : Fernão Lopes, Oliveira Marques, Almeida Garrett ou Vitorino Magalhães Godinho, que defendem terem sido a procura das especiarias, ou mesmo a rota do ouro, foi a procura do "segredo fa formula do papel higiénico humedecido" e a descoberta da rota dos homem bi-pilares (de pila, entenda-se).
As dores atroses que sofrera em criança, com a asperesa da sarapilheira nas suas róseas nádegas, estiveram sempre presentes, mesmo já adulto, nos seus pesadelos, e nas suas insónias frequentes. Nessas horas jurara, que quando atingisse a maioridade, haveria de descobrir a fórmula do papel higiénico humedecido.
Aos reais ouvidos de El-Rey , chegaram de Marrakesh, novas sob a forma de boato, de que , num lugar estranhamente denominado de Alcácer Kibir , um delegado sindical de uma fábrica de camêlos, havia descoberto uma planta , que triturada e humedecida com saliva de dromedário no cio, dava origem a uma pasta de papiro macia, aveludade e cremosa.
Encaixava no seu sonho, e daí a pensar apossar-se da fórmula e abrir uma fábrica de papel higiénico humedecido com mão de obra berbére, foi um traque.
A outra causa do infeliz "processo de Alcácer-Kibir", nasceu também do real conhecimento de outro zumzum, escutado por um embarcadiço copta, que El-Rey aboletava em Ceuta, com o estauto de "teúdo e manteúdo". Ele contou ao seu real benfeitor que havia visionado uma reportagem na tele-equivalente da época do actual telejornal da TVI, onde uma tal Carlota Serpa Pinto, emigrante sueva no Atlas, teria revelado ter-se deitado duas vezes com um rapagão azul, duma tribo berbére daquela côr, que tinha 2 pilas, e, ainda no dizer do tal embarcadiço, tal bi-artefacto , era comum a todos os homens da tal comunidade .
Foram pois estas as 2 razões da abalada do jovem rei para Africa, sendo falsa a história, que cronistas e historiadores nos têm impingido.
"D.Sebastião já chegou
E traz muito regimento,
Acabando com o civil
E fazendo o casamento!
Visita nos vem fazer
Nosso rei D.Sebastião
Coitado daquele pobre
que estiver na lei do cão!"
A TRANCA-ON-LINE, está agora em condições de revelar, que também no seu desfecho, esta história de Alcácer Kibir foi mal contada.
De facto, D.Sebastião não morreu na batalha em 4 de Agosto de 1578, pois aproveitou o nevoeiro para bazar e assumir o seu sonho. Nevoeiro, aliás, sem oruigem natural, pois foi o seu staff-técnico especializado em "efeitos especiais", que provocou a invasão do campo de batalha por um espesso sucedâneo de espuma sintética, que lhe permitiu a fuga
Acompanhado de seu fiel embarcadiço copta, que sabia com exactidão a geografia da tribo dos bipilares, para lá fugiu, e se reestruturou, construiu a sua sonhada fábrica de papel higiénico humedecido, integrando-se, e de que maneira, no dia a dia da Cpmunidade dos homens de duas pilas.
A tribo , que era uma das últimas erectocracias conhecidas, onde o Poder era exercido por aquele de seus membros mais abonados , que conseguisse permanecer mais tempo "em glória" em ambas as pilas, mesmo na presença das sogras, passou à História como "ERECTOCRACIA DE TASSILI"